Três etapas necessárias para a realização do trabalho colaborativo na escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivou-se descrever as etapas necessárias do trabalho colaborativo, com vistas à inclusão escolar. Uma professora do atendimento educacional especializado, uma professora de educação física e uma cuidadora participaram do estudo. Foram filmadas aulas de educação física e gravados encontros para planejamento. Os registros de filmagens dessas aulas foram assistidos, na íntegra e os áudios dos encontros, transcritos. Conclui-se que, para efetivar o trabalho colaborativo na escola, são necessárias três etapas: 1) definição do dia, horário, local e objetivos para a realização do planejamento; 2) elaboração de um plano de trabalho colaborativo; e 3) execução, acompanhamento, reflexão e avaliação do plano de trabalho colaborativo.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.