A habilidade leitora na escola básica: concepções lúdicas na língua materna e na língua inglesa

Conteúdo do artigo principal

Christine Sertã Costa
Marianne Matos Magalhães

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a importância de se desenvolver a habilidade leitora na escola básica incentivada pelo uso da ludicidade. O estudo apresenta reflexões sobre o tema e diálogos com referenciais teóricos e documentos oficiais, tanto na língua materna quanto na língua inglesa. Além disso, sugerem-se algumas atividades lúdicas com foco no aprimoramento da leitura em ambas as línguas. Acredita-se que o desenvolvimento desse tema reverbera em múltiplos saberes no chão da escola.


Abstract


This article aims at addressing the importance of developing reading proficiency in elementary school encouraged using playfulness. The study presents reflections and dialogues with theoretical references and official documents, both in the native language and in the English one. Additionally, we suggested some playful activities focused on improving reading in both languages. We believe that the development of this topic reverberates with multiple insights on the school ground.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sertã Costa, C., & Matos Magalhães, M. (2024). A habilidade leitora na escola básica: concepções lúdicas na língua materna e na língua inglesa. Educação Online, 19(47), e24194716. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1818
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Christine Sertã Costa, Colégio Pedro II

Titulação: graduada em tecnólogo em processamento de dados (PUC-Rio); licenciada em matemática pela Uerj;  mestre em engenharia de produção pela UFRJ; doutora em engenharia de produção pela UFRJ.

Função atual: professora titular do Colégio Pedro II - ensino fundamental e médio; professora do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica  do Colégio Pedro II (Mppeb-CPII).

Área de pesquisa: educação básica; matemática e ensino (matemática discreta, combinatória, grafos, álgebra linear), formação de professores da escola básica.

Marianne Matos Magalhães, Fundação Municipal de Educação - Niterói

Titulação: licenciada em letras (português/inglês) - UFF;  mestrado profissional em educação básica - Colégio Pedro II

Função: professora de inglês na rede municipal de ensino em Niterói/RJ

Área de pesquisa: língua inglesa e ludicidade