Os Sentidos da Mudança da Escola de Mmedicina da Praia Vermelha Para a Ilha do Fundão na Memória de Seus Professores

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Glória Walkyria de Fátima Rocha

Resumo

Trabalhei com relatos orais na linha da história de vida de 21 professores oriundos da Praia Vermelha, procurando identificar em suas narrativas os significados da mudança a respeito do projeto pedagógico da Escola de Medicina da UFRJ e as posições assumidas por eles diante dos efeitos produzidos pela mudança, através da análise de suas trajetórias. O trabalho está estruturado em torno dos seguintes eixos: as mudanças da Praia Vermelha para o Fundão e as conseqüências provocadas por esse deslocamento físico-espacial na reconfiguração dos campos de poder no interior da Faculdade de Medicina e em última instância na Universidade; as formas de ingresso na carreira docente no período estudado e os efeitos da reforma universitária sobre essas carreiras; a formação profissional promovida pelo curso de Medicina, inscrevendo-a no contexto histórico das práticas pedagógicas descritas na literatura do campo da educação médica, bem como dos efeitos das políticas de saúde, da configuração do mercado de trabalho nessa área.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rocha, G. W. de F. (2009). Os Sentidos da Mudança da Escola de Mmedicina da Praia Vermelha Para a Ilha do Fundão na Memória de Seus Professores. Educação Online, (4). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1804
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Glória Walkyria de Fátima Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Médica da UFRJ, pesquisadora do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/ UFRJ. Mestra
em Saúde da Criança pelo IFF/ FIOCRUZ e Doutora em Educação pela PUC-Rio. O trabalho resulta das
principais conclusões da sua tese de doutorado “A Faculdade de Medicina da UFRJ: da Praia Vermelha à
Ilha do Fundão – o(s) sentido(s) da mudança” sob a orientação da professora Isabel Alice Oswald
Monteiro Lelis, no Departamento de Educação da PUC-Rio, 2003.

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