Qualidade na Educação e no Currículo: Tensões e Desafios

Conteúdo do artigo principal

Antonio Flávio Moreira

Resumo

Aborda-se, no texto, a construção da qualidade na educação e no currículo. Destacam-se tensões e desafios envolvidos nessa construção. Defende-se uma visão sócio-cultural de qualidade, que inclui capacitar o aluno a movimentar-se bem em seu ambiente cotidiano, bem como a ir além desse ambiente e envolver-se na luta por mudanças individuais e coletivas. Considera-se que relevância no currículo se relaciona aos conhecimentos e habilidades que permitem o bom desempenho no mundo imediato e propiciam ir além desse mesmo mundo. Argumenta-se que uma educação de qualidade precisa favorecer ao estudante o acesso aos conhecimentos disponíveis na sociedade bem como centrar-se na cultura, de modo a responder à pluralidade que marca as sociedades contemporâneas, bem como desafiar as relações de poder que têm preservado situações de opressão para distintos indivíduos e grupos, em decorrência de classe social, raça, gênero e sexualidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, A. F. (2009). Qualidade na Educação e no Currículo: Tensões e Desafios. Educação Online, (4). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1803
Edição
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.