Acessibilidade curricular e o desenho universal para aprendizagem como pontos de análise para a inclusão
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante do contexto educacional contemporâneo e da desconstrução do modelo curricular adaptado, este artigo busca apresentar uma reflexão teórica apoiada no desenho universal para aprendizagem como uma perspectiva para a acessibilidade curricular e criar condições práticas para a educação inclusiva. Utiliza-se como base os estudos desenvolvidos no Center for Applied Special Technology, alinhavado ao documento da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que preconizam a acessibilidade como uma ação da sociedade e um direito humano. O percurso metodológico evidencia o desenvolvimento de estratégias de ensino, utilizando os princípios do desenho universal para aprendizagem na construção da proposta e enfatizando a mediação docente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.
Abstract
Given the contemporary educational context and the deconstruction of the adapted curricular model, this article seeks to present a theoretical reflection supported by Universal Design for Learning as a perspective for curricular accessibility and creating practical conditions for inclusive education. The studies developed at the Center for Applied Special Technology are used as a basis, in line with the document of the National Policy for Special Education in an Inclusive Perspective and the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities, which advocate accessibility as an action of society and a right human. The methodological path highlights the development of teaching strategies, using the principles of Universal Design for Learning in the construction of the proposal, and emphasizing teacher mediation in the development of inclusive pedagogical practices.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.