O papel da escola pública nas favelas

Conteúdo do artigo principal

Edson Diniz

Resumo

O presente artigo tem como principal eixo duas questões que dizem respeito às escolas públicas localizadas nas favelas cariocas: papel da escola pública no universo das favelas e a antinomia entre as lógicas socializadoras desenvolvidas pela escola e pelas famílias de origem popular. A imbricação dessas questões constitui desafio considerável à tarefa de elevar o nível de aprendizado das crianças moradoras das favelas. Nesse sentido, o artigo percorre o surgimento da favela como “questão” para a cidade do Rio de Janeiro, para, logo em seguida, tratar das relações entre escolas, estudantes e suas famílias. Ao final, procuramos apontar alguns caminhos possíveis para a superação da antinomia entre as lógicas socializadoras da escola e das famílias populares. Mantemos ainda a convicção de que a escola, para além do seu papel tradicional, pode ajudar a reconhecer a favela como parte fundamental da cidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Diniz, E. (2013). O papel da escola pública nas favelas. Educação Online, (12), 79–99. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1701
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Diniz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em história pela UERJ e doutorando em educação pela PUC-Rio.

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.