Motivação para o aprendizado em escolas públicas no Rio de Janeiro

Conteúdo do artigo principal

Sibele Cazelli
Carlos Alberto Quadros Coimbra
Giovani Cardoso Alves

Resumo

A finalidade deste artigo é conhecer como a motivação de alunos para o aprendizado se relaciona com o contexto social e escolar. O artigo apresenta o instrumento utilizado na pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais. As escalas de motivação foram obtidas, utilizando as técnicas da teoria de resposta ao item não paramétrica. As análises de variância realizadas produziram resultados que sugerem um caminho para o entendimento de aspectos importantes da eficácia escolar, em particular, a explicitação de características das escolas que promovem maior motivação para o aprendizado entre seus alunos. Considerando as diferenças entre as escolas dos diversos estratos em que a amostra foi dividida, observou-se que, nas escolas pequenas perto de comunidades, os alunos apresentaram um maior nível médio de motivação, tanto do tipo intrínseca como do tipo extrínseca. E ainda, no extremo oposto, as escolas polo de mídia, que são escolas grandes e bem equipadas, mostram entre seus alunos os maiores níveis de desmotivação. Esse resultado, aparentemente contraditório, aponta para a importância da participação da comunidade do entorno da escola na promoção da motivação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cazelli, S., Coimbra, C. A. Q., & Alves, G. C. (2013). Motivação para o aprendizado em escolas públicas no Rio de Janeiro. Educação Online, (12), 62–78. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1697
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sibele Cazelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutora em educação, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST/MCTI

Carlos Alberto Quadros Coimbra, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutor em estatística, pesquisador da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST/MCTI

Giovani Cardoso Alves, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Bolsista PIBIC da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST/MCTI