Atenção: modalidades atencionais e a problematização do diagnóstico de TDAH
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa a discutir as modalidades atencionais socialmente privilegiadas como padrão normal. O diagnóstico de TDAH, geralmente seguido da prescrição do fármaco metilfenidato, tem se sustentado na patologização da atenção que não se exerce de forma contínua e focalizada. Problematizamos o caráter normativo e os efeitos medicalizantes que o diagnóstico acaba por incitar. Nosso interesse se volta para as mudanças nas modalidades atencionais em curso no contemporâneo. Analisamos a emergência de diferentes modalidades atencionais que privilegiam atenção, contendo distração e descontinuidade, não como patológicas ou deficitárias, mas como aquelas que podem contribuir para repensar os processos de aprendizagem.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.