Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil

Conteúdo do artigo principal

Luciane Inês Kolling
Aruna Noal Correa
Claudia Ribeiro Bellochio

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre como a professora pedagoga unidocente trabalha a educação musical na educação infantil. Como base metodológica, utilizou-se da abordagem qualitativa (Brandão, 2001; Minayo, 2009), com questionário semiaberto (GIL, 2010) e entrevista por grupo focal (Bauer; Gaskell, 2002; Gatti, 2005), baseado nos referenciais sobre a educação infantil, unidocência e a música. Sequencialmente, em seus caminhos metodológicos, apresentamos a análise dos dados, inicialmente, por cinco Unidades de Análise (UA): “Trabalhando com a música”, “O papel da professora”, “Musicalizar”, “Um ouvinte sensível” e “Músicas infantis” com inspiração na Análise compreensiva interpretativa (Souza, 2014). Concluímos que os modos docentes estão imbricados no fazer cotidiano das professoras e, portanto, complementam o fazer musical com as crianças na educação infantil.


Abstract


The article presents results from research on how the single-teacher pedagogue works with musical education in early childhood education. We use a qualitative approach as a methodological basis (Brandão, 2001; Minayo, 2009), with a semi-open questionnaire (Gil, 2010). The focus group interview (Bauer; Gaskell, 2002; Gatti, 2005) was based on references concerning early childhood education, single-teacher pedagogy, and music. Sequentially, we presented the data analysis, through five Analysis Units (AU): “Working with music,” “The role of the teacher,” “Musicalizing,” “A sensitive listener,” and “Children's songs,” inspired by the Comprehensive Interpretive Analysis (Souza, 2014). We concluded that teaching practices are intertwined with daily activities of the teachers and, therefore, complement the musical practice with children in early childhood education.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kolling, L. I., Noal Correa, A., & Ribeiro Bellochio, C. (2025). Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil. Educação Online, 20(48), e25204801. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.1658
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciane Inês Kolling, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Titulação: pedagoga e mestre em educação

Função: professora da educação básica   Área de pesquisa: educação Infantil, pedagogia, unidocência e educação musical.

Aruna Noal Correa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Titulação: graduada em pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Maria; mestre em educação (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM; doutorado em educação (2013) pela linha de Estudos sobre infâncias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Função atual: professora adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino (UFSM), nos cursos do Centro de Educação como o curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Pedagogia Licenciatura Plena diurno e noturno. 

Área de pesquisa:  educação, ensino/prática educativa, educação infantil, pequena infância, bebês, educação musical para a pequena infância, desenvolvimento infantil e música de/para/com bebês

Claudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Titulação: graduada em música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987); graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989); mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994); doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Função atual: É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM );  pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação (Anped); membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação;  conselhos editorias da Revista Educação (UFSM).,OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação;  coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento - Scienthia (Finep/UFSM).

Área de pesquisa:  educação musical, formação de professores, estágio supervisionado, educação, pedagogia e canto coral

 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.