Experivivências (auto)etnográficas no estágio como pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas teórico-práticas performativas
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Resumo
O objetivo da narrativa em tela é relatar experivivências (auto)etnográficas no estágio como pesquisa III – nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal em Guanambi – BA, amparado em teorias e práticas performativas. Nesse sentido, destaca-se a importância dessa etapa para a (trans)formação do pensamento crítico e reflexivo de praxiologias no âmbito escola/universidade. A intervenção teórica se alicerça em concepções mais recentes relacionadas aos saberes docentes, experivivências, formação profissional e ontoepistemologias críticas. É sob o prisma da promoção da justiça e da equidade social que essa narrativa respira ares de mudança a partir da seguinte inquietação: Como a visão apresentada neste trabalho no âmbito do estágio contribui para o campo da educação, ao destacar a importância das teorias e práticas performativas na formação e atuação dos profissionais da área? Metodologicamente, ancora-se nos estudos sobre autoetnografia/autocrítica reflexiva (Takaki, 2020), que possibilita uma ampla diversidade de perspectivas e insights na esfera da pesquisa qualitativa. Em síntese, o presente estudo revelou/revela a necessidade de focalizarmos a formação continuada de professores, visando a uma atualização pedagógica mais significativa, que implica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e conhecimento das melhores práticas educativas possíveis.
Abstract
This narrative aims to report (auto)ethnographic experiences in internship as research III course, in elementary school early years in municipal public school system in Guanambi - BA, grounded on theories and performative practices. The study highlights the importance of this stage for the (trans)formation of critical and reflective thought regarding praxiologies in the school/university. The theoretical intervention is based on more recent concepts related to teaching knowledge, experivivences, professional training, and critical onto-epistemologies. Under the guise of promoting justice and social equity, this narrative breathes airs of change from the following inquiry: How does the vision presented in this study within the internship contribute to the field of education, by highlighting the importance of theories and performative practices in the training and work of professionals in the area? Methodologically, it is anchored in studies on autoethnography/reflective self-criticism (Takaki, 2020), which enables a wide diversity of perspectives and insights within the sphere of qualitative research. In summary, the study has revealed the need to focus on the continuous teacher training, aiming to a more meaningful pedagogical update that implies the development of socioemotional skills and knowledge of the best possible educational practices.
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