Revisitando o programa dos Ciep: debates na câmara municipal de Nova Iguaçu sobre sua construção e financiamento

Conteúdo do artigo principal

Mateus Henrique Alexandrino Guimarães
Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho

Resumo

O presente artigo aborda a chegada dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em Nova Iguaçu-RJ, objetivando problematizar aspectos dessa política na sociedade local. Tendo como recorte temporal o início da implantação da política (década de 1980), metodologicamente, utilizamos análise documental de fontes como, principalmente, as atas da Câmara Municipal e, em segundo plano, reportagens divulgadas em jornais da região, além de entrevistas com profissionais de Ciep e moradores do município. Trabalhamos ainda com referencial teórico pautado no  conceito de campo (Bourdieu) e na história local (Cavalcanti). Isso possibilitou perceber a recorrência de duas temáticas – a construção dos Cieps e seu financiamento, trazendo, como resultado, a evidência de um processo de implantação organizado pelos “apossados” do campo político – idealizadores e vereadores –, mas sob a influência dos “profanos” – público-alvo da política.


Abstract


This article discusses the arrival of the Integrated Public Education Centers (Ciep) in Nova Iguaçu-RJ, aiming to problematize aspects of this policy in local society.  The time limit is the beginning of the implementation of the policy (1980s). Methodologically, we used documentary analysis of sources such as the minutes of the City Council. In the background, we analyzed regional newspaper reports and interviews with professionals from Ciep and residents of the municipality. We also worked with a theoretical framework based on the concept of field (Bourdieu) and local history (Cavalcanti). This made it possible to perceive the recurrence of two themes – the construction of the Ciep and its financing –, resulting in evidence of an implementation process organized by the “in possession” of the political field – planners and councilors –, but under the influence of the “profane” – the policy’s target audience.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alexandrino Guimarães, M. H., & Coimbra da Costa Coelho, L. M. (2024). Revisitando o programa dos Ciep: debates na câmara municipal de Nova Iguaçu sobre sua construção e financiamento. Educação Online, 19(46), e24194605. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1494
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mateus Henrique Alexandrino Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Titulação: licenciado em história pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UfrrjJ, 2015-2018);  mestre em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, 2020-2022); doutorando em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2024 -)   Função atual: doutorando em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)   Área de pesquisa: políticas públicas educacionais, história da educação, educação em tempo integral

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Titulação: graduada em letras e pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula; mestra em teoria literária; doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Função atual: professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio; coordenadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/Unirio) e o grupo de pesquisa a ele acoplado - Educação integral em tempo integral: História, políticas e práticas.

Área de pesquisa: educação integral e(m) tempo integral, formação de professores, políticas de educação em tempo integral  

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