Maior inclusão social foi evidenciada na educação a distância? Análise da democratização de acesso ao ensino superior em saúde
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A abertura de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) visou a ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. O aumento no número de vagas e a presença de um novo modo de acesso pode levar ao aumento da inclusão de classes sociais. Mas será que essa maior inclusão foi evidenciada no Brasil? O objetivo deste estudo foi analisar a democratização de acesso a cursos de ensino superior em saúde ofertados na modalidade EAD. Realizou-se uma análise de natureza estatístico-descritiva para o período de 2010 a 2020, utilizando dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior. A partir da análise dos resultados, nota-se maior percentual de mulheres nesses cursos, idade média de 33 anos e crescimento contínuo no número de estudantes declarados pardos. Tais resultados contribuem para discussões acadêmicas e gerenciais sobre inclusão social em cursos superiores ofertados na modalidade EAD e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a democratizar o ensino superior no Brasil.
Abstract
The opening of distance learning courses aimed at expanding students' access to higher education. The increasing number of vacancies and the presence of a new way of access can lead to an increasing inclusion of social classes. Has this greater inclusion been evidenced in Brazil? This study aims to analyze the democratization of access to higher education courses in health offered in the distance learning modality. A statistical-descriptive analysis was carried out from 2010 to 2020, using secondary data from the Higher Education Census. Based on the results analysis, we could see a higher percentage of women in these courses, an average age of 33 years, and a continuous growth in the number of students declared to be brown. Such results contribute to academic and managerial discussions about social inclusion in higher education courses offered in distance learning modality and to the development of public policies aimed at democratizing higher education in Brazil.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.