Qualidade de vida de estudantes em cursos preparatórios para vestibulares de medicina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Investigou-se a qualidade de vida de estudantes em cursos preparatórios para vestibulares de medicina, bem como se verificaram variáveis preditoras dos escores. A coleta foi realizada on-line e contou com 300 participantes, sendo 246 mulheres e 54 homens. Os estudantes responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, a Escala de Depressão, Estresse e Ansiedade (DASS-21) e o World Health Organization Quality of Life-BREF (WHOQOL-BREF). Os achados apontaram que os participantes possuíam maiores pontuações no Domínio Meio Ambiente e a menores pontuações no Domínio Psicológico. Também se observou que os sintomas depressivos e de ansiedade foram variáveis preditoras da variação da pontuação em qualidade de vida. Por fim, verificou-se que os alunos que possuíam maiores pontuações em sintomas depressivos, de ansiedades e de estresse apresentaram menores escores em qualidade de vida.
Abstract
We have investigated Students’ quality of life (QoL) in preparatory courses for medical entrance exams, as well as predictive variables of QoL scores. The data collection was carried out online with 300 participants, 246 women and 54 men. The students answered a sociodemographic data sheet, the Depression, Stress and Anxiety Scale (DASS-21) and the World Health Organization Quality of Life-BREF (WHOQOL-BREF). The findings showed that the participants had higher scores in the Environment Domain and lower scores in the Psychological Domain. It was also observed that depressive and anxiety symptoms were predictive variables of the variation in the QoL score. Finally, it was found that students who had higher scores on depressive, anxiety and stress symptoms had lower QoL scores.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.