Linguagem e identidade: sendo professor em escola do campo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa a investigar como os professores que atuam em escolas do campo concebem o que é ser professor nesse tipo de instituição. De que forma essas representações influenciam/contribuem para a construção de uma identidade político-pedagógica da escola do campo? O objetivo geral desta pesquisa é compreender as representações de identidade de professores que atuam em escolas do campo para a constituição de uma escola com tal identidade. Esta pesquisa se configura como qualitativa. A geração de dados foi realizada mediante visita a três escolas do campo da região sudoeste de Paraná e entrevistas coletivas on-line. As análises foram organizadas a partir das categorias: afetividade, sentimento de pertença e metodologia. Os resultados identificados na linguagem das professoras evidenciam a importância da articulação entre o psicológico e o social para compor a identidade do indivíduo enquanto professor da escola do campo.
Abstract
This article aims to investigate how countryside schoolteachers conceive to be a teacher in this education environment. How do these representations influence/contribute to the construction of a political-pedagogical identity for countryside schools? The general aim of this research is to understand the countryside schoolteachers’ identity representations to the constitution of this kind of school identity. This research is a qualitative one. The data was generated by visiting three rural schools in the southwestern region of Paraná and conducting collective online interviews. The analyses were organized according to the following categories: affectivity, sense of belonging, and methodology. The results identified in teachers' language show the importance of the articulation between the psychological and the social in shaping the individual's identity as a countryside schoolteacher.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.