O processo de inclusão da criança com TDAH no ensino fundamental: desafios e possibilidades
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo ensaístico tem o objetivo de apresentar os desafios do processo de inclusão da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as possibilidades de intervenção pedagógica no processo de aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Os pressupostos metodológicos da pesquisa foram fundamentados à luz dos referenciais teóricos Barkley (2002), Phelan (2005), Carvalho e Santos (2016), Rosário (2016); Mattos (2017), entre outros, e organizações como a American Psychiatry Association e Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Os resultados apontam para uma realidade que pode ser modificada buscando-se subsídios para a formação humana. O TDAH é uma condição neurológica que merece atenção no acompanhamento pedagógico, pois afeta condições de bem-estar e de necessidades educacionais especializadas.
Abstract
This essay aims to present the challenges of the inclusion process of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and the possibilities of pedagogical intervention in the learning process of elementary school children. The research’s theoretical references were Barkley (2002), Phelan (2005), Carvalho and Santos (2016), Rosário (2016); Mattos (2017), among others, and organizations such as the American Psychiatry Association and the Brazilian Attention Deficit Association (ABDA). The results point to a reality that can be modified based on seeking subsidies for human formation. ADHD is a neurological condition that deserves attention in the pedagogical follow-up, as it affects welfare conditions and specialized educational needs.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.