Currículos e redes: o calar, o silêncio, outros espaços e o canto das sereias

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Luiz Polizel

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo levantar considerações acerca dos movimentos sociais, da instituição currículo e das redes sociais. O trabalho se apresenta sob os moldes de um ensaio teórico, influenciado pelos referenciais teóricos de Michel Foucault (2007; 2014a; 2014b; 2015; 2016) e dos estudos culturais. O texto se encontra organizado em três eixos: a) a instrumentalização sobre currículos, movimentos sociais e os aportes foucaultianos sobre saber-poder-verdade; b) a lógica neoliberal implementada nos currículos, que incita a competição, a rivalização e o fazer calar frente as críticas sobre a verdade; e c) o esvaziamento do espaço escolar e as redes sociais como espaço de potência. O artigo se enreda com as ideias do calar pelas atuais milícias da sociedade de controle e com o silêncio como espaço de criação e de possibilidades, sob influência de Jorge Larrosa (2001). As considerações elencadas no trabalho servem mais como provocações, trazendo ao centro a discussão sobre as potencialidades das redes sociais e os engessamentos curriculares, convidando outros a falarem sobre tais temáticas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Polizel, A. L. (2021). Currículos e redes: o calar, o silêncio, outros espaços e o canto das sereias: . Educação Online, 16(37), 114–136. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.957
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando e mestre em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), licenciado em ciências biológicas (UEM) e filosofia (Unar).Professor colaborador no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. 

Área de pesquisa: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Narrativas, Educações, Culturas e Ciências; membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.