Representações sociais sobre filosofia: uma análise a partir de licenciandos em filosofia

Conteúdo do artigo principal

Fábio Antonio Gabriel
Ana Lúcia Pereira

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as representações sociais sobre o que é “filosofia” para licenciandos do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, bem como refletir sobre possíveis desdobramentos do ensino e da formação de professores dessa disciplina. A metodologia da pesquisa é de natureza quantiqualitativa, e o instrumento de coleta de dados ocorreu mediante um questionário aplicado para 46 licenciandos da referida instituição. Como resultados, apresentam-se os três tetraedros indicativos das principais representações sociais dos licenciandos: 1. conhecimento, questionamento, criticidade e criação de conceitos; 2. reflexão, questionamento, criação de conceitos e criticidade; 3. reflexão, conhecimento, criticidade e criação de conceitos. Nossos resultados apontam que as representações sociais sobre filosofia dos licenciandos vêm ao encontro da hipótese inicial de entender a filosofia como experiência filosófica que deve ser vivenciada no cotidiano, distanciando-se de uma concepção enciclopédica de filosofia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gabriel, F. A., & Pereira, A. L. (2021). Representações sociais sobre filosofia: uma análise a partir de licenciandos em filosofia. Educação Online, 16(38), 315–338. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.887
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, UEPG

Bacharel em teologia, licenciado em filosofia, mestre e doutor em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, atualmente, pós-doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Área de pesquisa: ética contemporânea, filosofia contemporânea e ensino de filosofia

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e mestre (2005) em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Inep/MEC.  Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Área de pesquisa: ensino e educação

 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.