O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
Vera Lúcia Nogueira

Resumo

Este artigo analisa a atuação do professor coordenador pedagógico (PCP) e sua relação com a direção escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam avanços no tocante à gestão democrática nas instituições escolares, tais como: criação de uma equipe de coordenação pedagógica composta por diretor, vice-diretor e PCP e consolidação da eleição para a escolha da direção escolar. No entanto, nota-se que ainda há um grande distanciamento entre as concepções democráticas estabelecidas legalmente e a sua efetivação. A maioria dos PCP entrevistados apontam que não há uma gestão coletiva dos processos pedagógicos. Observa-se que, no cotidiano escolar, a atuação da direção está mais relacionada às atividades administrativas e burocráticas em detrimento de aspectos pedagógicos.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues da Rocha, M. A., & Lúcia Nogueira, V. . (2019). O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar. Educação Online, 14(32), 156–179. https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.677
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora (2009) e Mestre (2002) em Educação (FaE/UFMG). Pedagoga (1995) pela mesma Instituição. Tem experiência na área da Pedagogia atuando nas áreas de Políticas Públicas; História da Educação; Educação de Jovens e Adultos; Metodologia de Ensino; Projeto Político-Pedagógico; Gestão da Educação e da Escola. É pesquisadora da História da Educação e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? NEPHE/FaE/UEMG - e membro do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? GEPHE/FaE/UFMG. Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG sob a supervisão do prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista do Programa de Incentivo ao Pesquisador Público Estadual - BIPDT (2016/2017) - Foi vice-coordenadora do Forpred Sudeste (10/2017 a 10/2018).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.