Por um currículo de desataduras: o movimento como potência de saber

Conteúdo do artigo principal

Lucas de Oliveira Carvalho
http://orcid.org/0000-0002-0826-4567
Anthony Fábio Torres Santana
http://orcid.org/0000-0001-9378-5879
Dinamara Garcia Feldens
http://orcid.org/0000-0001-6471-3876

Resumo

Este artigo problematiza a possibilidade de criação de um currículo que oportunize a experiência e a singularidade. Assim, faz uma incursão pelas principais teorias curriculares que, junto a diferentes questões políticas, sociais e econômicas, atuaram historicamente dentro de certo jogo de forças, fazendo sobressair alguns modelos. Nesse sentido, recorre ao conceito de rostidade, do autor francês Deleuze, buscando evidenciar como esses padrões se instituem e como dentro deles pode-se encontrar oportunidades de desfeituras, de movimentos capazes de criar o que denominamos desataduras nas rostificações dos currículos. Trata-se de um estudo qualitativo, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Portanto, apresenta como resultado a opção viável de um currículo, que, ao se comprometer com as múltiplas questões culturais do presente, não sucumbe aos modelos já ultrapassados. 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira Carvalho, L., Torres Santana, A. F., & Garcia Feldens, D. (2020). Por um currículo de desataduras: o movimento como potência de saber. Educação Online, 15(34), 22–38. https://doi.org/10.36556/eol.v15i34.660
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucas de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS-SE). Bolsista CAPES. Graduado em história pela Universidade Tiradentes (2010), possui especialização em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luis de França(2011), onde trabalhei com história africana e afro brasileira dentro dos livros didáticos e outros temas referentes à área . Atualmente membro participante do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades ( GPECS/UFS/CNPq) coordenado pela Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens da Universidade Federal de Sergipe - UFS, colaborando com os debates e projetos desenvolvidos pelo grupo. Tem interesse pelas seguintes áreas: História, Filosofia, Educação, Sociologia, Antropologia.

Anthony Fábio Torres Santana, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Pós - Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Doutor em Educação pelo mesmo programa e instituição. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Especialista em Ensino de História pela Faculdade São Luís de França (FSLF/SE). Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Possui experiência de orientação e prática docente nos diversos níveis de ensino, do fundamental ao superior. Atualmente integra na condição de pesquisador o Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação (PUCRS/CNPq) e o Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades (UFS/CNPq). É Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPEd. Pesquisa e tem interesse, sobretudo, nos seguintes temas: educação, experiência e formação de professores. E-mail: afabiotorres@hotmail.com

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui licenciatura em História (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1999 CAPES/Conceito 6) . Durante o doutorado realizou estudos e pesquisas com bolsa MTC/ CNPq na Universidade da Sorbonné - Paris V, França, na área de Educação, antropologia do corpo e Filosofia. Possui pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM, com bolsa CNPq, na área de Filosofia da Educação, estudando o filósofo Frances Gilles Deleuze. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). É pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Conhecimento, cultura e educação. Avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB. Desenvolve projetos científicos e de extensão vinculados ao tema poder na contemporaneidade. Atua principalmente nos temas: filosofia da diferença, epistemologia do conhecimento, estudos de gênero, poder, corpo e cultura.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.