Estilos de liderança de professores: autoavaliação de professoras e percepção de seus alunos

Conteúdo do artigo principal

Alexia Semzezyn Slobodzian
Ana Priscila Batista

Resumo

O professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de comportamentos relevantes no ambiente escolar e social. Neste artigo, foi analisada a diferença entre a percepção de professores e alunos sobre o estilo de liderança do professor. Para isso, o Inventário de Estilos de Liderança de Professores foi aplicado a 98 alunos de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e quatro professoras regentes. Os resultados mostraram que 63,3% dos alunos identificaram suas docentes como negligentes. Já as quatro professoras se perceberam como autoritativas. O controle coercitivo foi classificado por 68,3% dos alunos como alto e tendência a alto, vindo de encontro à percepção das professoras. Concluiu-se que há divergências entre a forma como as professoras e os alunos percebem as interações, o que deve ser considerado em propostas de intervenções no ambiente escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Semzezyn Slobodzian, A., & Batista, A. P. (2020). Estilos de liderança de professores: autoavaliação de professoras e percepção de seus alunos. Educação Online, 15(33), 47–67. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.614
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Priscila Batista, Unicentro

Docente Doutora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Paraná – UNICENTRO, campus de Irati. Líder do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre infância e adolescência”.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.