Respondo o quê? Avaliação de um programa de ensino em educação sexual para professores

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Carla Elias de Moura
Cynthia Borges de Moura
Alex Eduardo Gallo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a efetividade de um Programa de Ensino sobre Educação Sexual, para professores do quarto e quinto ano do ensino público fundamental de Foz do Iguaçu – PR, e identificar quais componentes se mostraram mais efetivos na produção de mudanças no nível de conforto e capacidade para trabalhar com educação sexual na faixa etária de 9 a 11 anos. O Programa intitulado “Respondo o quê?” foi elaborado num formato breve, com três horas de duração. Participaram 83 professores, com idade entre 30 e 45 anos, divididos em 20 grupos. Houve mudança estatisticamente significativa quanto ao nível de conforto e capacidade dos professores após o Programa de Ensino, sendo a maior média registrada, tanto antes quanto após o Programa, para o tema gravidez. A menor média registrada pelos professores antes do Programa foi para o tema mudanças corporais na puberdade, que se manteve como a média mais baixa após o Programa. Quanto à avaliação dos componentes do programa, o melhor avaliado foi a técnica Hot Seat (4,77), e os resultados identificados forneceram dados importantes para possíveis reformulações do Programa, com o intuito de auxiliar os profissionais no trabalho com essa temática.

Detalhes do artigo

Como Citar
Elias de Moura, C., Borges de Moura, C., & Gallo, A. E. (2018). Respondo o quê? Avaliação de um programa de ensino em educação sexual para professores. Educação Online, 13(29), 19–44. https://doi.org/10.36556/eol.v13i29.446
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Elias de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná

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