Respondo o quê? Avaliação de um programa de ensino em educação sexual para professores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Elias de Moura Cynthia Borges de Moura Alex Eduardo Gallo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a efetividade de um Programa de Ensino sobre Educação Sexual, para professores do quarto e quinto ano do ensino público fundamental de Foz do Iguaçu – PR, e identificar quais componentes se mostraram mais efetivos na produção de mudanças no nível de conforto e capacidade para trabalhar com educação sexual na faixa etária de 9 a 11 anos. O Programa intitulado “Respondo o quê?” foi elaborado num formato breve, com três horas de duração. Participaram 83 professores, com idade entre 30 e 45 anos, divididos em 20 grupos. Houve mudança estatisticamente significativa quanto ao nível de conforto e capacidade dos professores após o Programa de Ensino, sendo a maior média registrada, tanto antes quanto após o Programa, para o tema gravidez. A menor média registrada pelos professores antes do Programa foi para o tema mudanças corporais na puberdade, que se manteve como a média mais baixa após o Programa. Quanto à avaliação dos componentes do programa, o melhor avaliado foi a técnica Hot Seat (4,77), e os resultados identificados forneceram dados importantes para possíveis reformulações do Programa, com o intuito de auxiliar os profissionais no trabalho com essa temática.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ELIAS DE MOURA, Carla; BORGES DE MOURA, Cynthia; GALLO, Alex Eduardo. Respondo o quê? Avaliação de um programa de ensino em educação sexual para professores. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 19-44, nov. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/446>. Acesso em: 25 may 2019.
Seção
Artigos