O perfil dos diretores de escolas públicas no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Cristina Prado de Oliveira Emília Giordano

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do perfil sociodemográfico de diretores das escolas públicas brasileiras, a partir dos dados da Prova Brasil (2007 a 2015). Dando especial destaque aos aspectos relacionados à sua formação inicial e ao seu acesso ao cargo, ressaltamos a diversidade encontrada nos dados coletados entre os estados brasileiros, assim como analisamos possíveis associações entre esses dados e a agenda política educacional sobre o tema. Considerando a centralidade da gestão escolar para a qualidade do trabalho desenvolvido na escola (ALVES; FRANCO, 2008; LEITHWOOD, 2009), acreditamos que a reflexão proposta auxiliará no debate sobre possíveis aspectos da gestão escolar relacionados ao desempenho educacional. 


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; GIORDANO, Emília. O perfil dos diretores de escolas públicas no Brasil. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 49-72, apr. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/376>. Acesso em: 12 dec. 2018.
Seção
Artigos