A articulação entre violência escolar e o bullying na escola com hemofílicos: uma revisão de literatura uma revisão de literatura

Conteúdo do artigo principal

Marcos Antonio dos Santos
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

Resumo

A hemofilia é uma doença genética e hereditária que acarreta a difícil coagulação do sangue. Com a crescente onda de violências nas escolas, problematizar os cuidados que implicam esta patologia é fundamental. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a violência escolar, o bullying na escola e suas relações com a hemofilia. A metodologia de pesquisa foi a revisão de literatura que contou com a análise de 30 documentos entre artigos, dissertações, teses, documentos on-line e livros. Os resultados evidenciaram que ainda não existem trabalhos científicos sobre essa tríade temática. Concluiu-se que articular os temas propostos, faz-se extremamente necessário para o campo da educação.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá/ UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005) e atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática (DTP) da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Paraná.