Vozes políticas na educação fluminense: os anos 1980 e a implementação da escola de tempo integral

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Sheila Cristina Monteiro Matos

Resumo

Os anos de 1980 representaram um período de redemocratização do país, em que as diferentes forças políticas, com o retorno do pluripartidarismo, tentaram se firmar no cenário nacional. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo assinalar contradições e tensões vivenciadas na implementação da escola de tempo integral, durante a gestão da secretária municipal Maria Yedda Linhares (1983-1986). O trabalho segue uma metodologia de cunho qualitativo e memorialista. As vozes políticas entrevistadas revelam tensões entre o governo e o sindicato dos professores públicos estaduais, com destaque para as marcas deixadas pelo governo de Chagas Freitas (chaguismo), que dificultaram avanços significativos na educação fluminense.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Matos, S. C. M. (2018). Vozes políticas na educação fluminense: os anos 1980 e a implementação da escola de tempo integral. Educação Online, 13(27), 1–15. https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.371
Seção
Entrevistas

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