Identificação da formação de profissionais da educação infantil sobre o tema do abuso sexual

Conteúdo do artigo principal

Thaís da Costa de Paula
Gabriela Reyes Ormeño
https://orcid.org/0000-0003-2803-9436
Maria Angélica da Silva
Marineide Guimarães Santana

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos profissionais que atuam na educação infantil com relação ao tema do abuso sexual e detectar se o tema faz parte de sua formação inicial ou continuada. Ao mesmo tempo, avaliar a sua capacidade de identificar os sintomas que uma criança sexualmente abusada apresenta, bem como se os procedimentos necessários de proteção à criança têm sido adotados. Para isso, foi aplicado um questionário para 15 profissionais da educação, a fim de avalia a eficácia de cursos de graduação ou formação continuada acerca da temática. Como resultado, observou-se que a grande maioria dos profissionais teve um conhecimento insuficiente sobre o tema, apontando a necessidade de se aperfeiçoar a capacitação dos que atuam no âmbito escolar, como peça fundamental de prevenção e proteção da criança no que tange ao abuso sexual infantil.     

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thaís da Costa de Paula, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Titulação: psicóloga e especialista em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná.

Função atual: psicóloga clínica

Área de pesquisa: violência sexual contra crianças e adolescentes

Gabriela Reyes Ormeño, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Titulação: doutora em psicologia, mestre em educação especial, graduação em psicologia- Universidade Federal de São Carlos

Função atual: professora adjunta na Universidade Federal do Paraná

Área de pesquisa:  prevenção em psicologia

Maria Angélica da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Titulação: graduada em pedagogia 


Função atual: pedagoga


Área de pesquisa: abuso sexual infantil, formação inicial e continuada

 

Marineide Guimarães Santana, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Titulação: Graduada em pedagogia

Função atual: Professora Educação Infantil

Área de pesquisa: abuso sexual infantil, formação inicial e continuada