A geometria gráfica no ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre o aprendizado

Conteúdo do artigo principal

Andiara Valentina de Freitas Lopes
Gisele Lopes de Carvalho
https://orcid.org/0000-0002-5048-1071
Mariana Buarque Ribeiro de Gusmão
https://orcid.org/0000-0002-3172-9908
Vinicius Albuquerque Fulgêncio

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação desenvolvida por pesquisadores do Labgraf/CAC/UFPE. Devido às restrições da pandemia do Covid-19, o semestre 2020.3 ocorreu, pela primeira vez, inteiramente de forma remota. O objetivo deste artigo é compreender como fatores, tais como experiência prévia, ambiente de estudo, material didático, conteúdo do curso e interação social, podem afetar o aprendizado remoto. Para abordar essas questões, os pesquisadores analisaram experiências de ensino-aprendizagem remoto em três componentes curriculares que têm em comum o ensino de geometria gráfica. A metodologia desta pesquisa consiste na aplicação de um questionário on-line e a análise se baseia na percepção dos estudantes sobre essa experiência de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que alguns dos fatores pesquisados podem influenciar positivamente no processo ensino-aprendizagem remoto.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Freitas Lopes, A. V., Lopes de Carvalho, G. ., Buarque Ribeiro de Gusmão, M. ., & Albuquerque Fulgêncio, V. . (2022). A geometria gráfica no ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre o aprendizado. Educação Online, 17(39), 158–177. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1088
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andiara Valentina de Freitas Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Titulação: doutora em desenvolvimento urbano

Função atual: professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),

Área de pesquisa: geometria gráfica, tecnologias de representação gráfica, ensino de expressão gráfica 

Gisele Lopes de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Formação: graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em arquitetura pela University of Sheffield - UK (1997) e doutorado em desenvolvimento urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2004).

Função atual: professora associada do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora e vice-líder do Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica - Labgraf/UFPE.

Área de pesquisa: arquitetura e urbanismo, com ênfase em projeto de arquitetura e urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, concepção arquitetônica, processo projetual, geometria gráfica, design de interiores, desenho técnico e desenho arquitetônico, com foco em técnicas de representação arquitetônica.

Mariana Buarque Ribeiro de Gusmão, Universidade Federal de Pernambuco

Formação: graduação em Arquitetura E Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2016).

Função atual: professora adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica (Labgraf).

Área de pesquisa: geometria gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: representação gráfica aplicada, sistemas de representação, desenho técnico, geometria gráfica tridimensional e ensino da geometria gráfica.

Vinicius Albuquerque Fulgêncio, Universidade Federal de Pernambuco

Formação: graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Desenvolvimento Urbano (MDU) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorando em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Função atual: professor assistente do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco.) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica - LabGRAF.

Área de pesquisa: expressão gráfica, desenho de arquitetura, desenho técnico, computação gráfica, desenvolvimento regional; região metropolitana; rede urbana.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.