Debate sobre a temática do bom professor em teses e dissertações brasileiras

Conteúdo do artigo principal

Leandro Barreto Dutra
http://orcid.org/0000-0001-9034-9190
Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines
http://orcid.org/0000-0001-9739-930X

Resumo

O objetivo desse trabalho é mapear o debate estabelecido em teses e dissertações sobre a figura do bom professor, nos últimos onze anos no Brasil. Foram analisadas 26 dissertações e quatro teses que continham em seus títulos a expressão “bom professor”. Os resultados apontam que a região sudeste detém a metade das produções. Quanto ao nível de ensino, estão quantitativamente equilibradas as pesquisas na educação básica e na educação superior. A abordagem metodológica é hegemonicamente qualitativa. A maioria dos trabalhos tinha como sujeitos apenas os alunos ou apenas os professores e os teóricos mais citados são: Paulo Freire, Foucault, Vygotsky, Moscovici, Jodelet e Larrosa. Foi possível concluir que as lacunas de investigação se concentram sobre as regiões centro-oeste e norte, sobre as abordagens metodológicas mista e quantitativa e sobre a ampliação de novos olhares epistemológicos que possam contribuir para o debate do bom professor no Brasil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barreto Dutra, L., & Antônia Leonel de Moraes Martines, E. (2022). Debate sobre a temática do bom professor em teses e dissertações brasileiras. Educação Online, 17(39), 79–100. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leandro Barreto Dutra, Universidade do Estado do Amazonas

Formação:  graduação (licenciatura e bacharelado) em ciências biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), mestrado em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e doutorado em educação em ciências e matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2020).

Função atual: é professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas.

Área de pesquisa: ensino de ciências e biologia, formação de professores e práticas diferenciadas.

Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia

Formação: licenciatura em ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - atual Ibilce (1973) e em ciências biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo.

função atual: docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM 

Área de pesquisa: formação de professores e fundamentos e metodologias de educação em ciências e matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.