Problematizando o tema sangue nos anos iniciais do ensino fundamental
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Resumo
A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)[1] é aliada na promoção de habilidades e competências mais típicas das ciências naturais, mesmo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AEIF). Investigamos a prática educativa de uma professora pedagoga em cooperação com licenciandos do curso de ciências biológicas, exclusivamente em aulas de ciências naturais, numa turma do 5º ano dos AIEF. Nossos objetivos principais consistiram em: (a) caracterizar a aula habitual conduzida pela pedagoga em ciências; (b) investigar a execução de práticas fundamentadas na ABRP voltadas ao ensino de ciências para alunos dessa faixa etária; e (c) analisar as principais percepções da docente participante sobre o uso da ABRP na sala de aula de ciências. Os resultados sugerem que professora e licenciandos perceberam a ABRP como potencial ferramenta favorecedora da aprendizagem para aulas de ciências, não apenas na apreensão de conteúdos científicos conceituais, mas de diferentes modos de fazer e compreender a ciência.
[1] Neste texto, optamos pela expressão Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), utilizada pelo grupo de portugueses coordenado por Vasconcelos et al (2012), que também se pautou, em seus estudos, em autores que investigaram a Problem Based Learning (PBL).
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