Projeto de letramento local e situado: a necessidade de um olhar reflexivo sobre a realidade dos alunos

Conteúdo do artigo principal

Liliane Pereira

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo propósito foi analisar as contribuições das ações desenvolvidas em um programa de formação continuada colaborativa, para elaboração e implementação de um projeto de letramento. Tomou-se como ponto de partida um problema de interesse do grupo de professores: o descarte irregular de lixo. Por intermédio de pesquisa-ação, de caráter qualitativo-interpretativista e de cunho etnográfico, neste artigo, por questão de espaço, foi descrito e analisado apenas o processo de implementação de um projeto de letramento. Nesse sentido, a perspectiva teórica se vinculou à abordagem sociocultural e etnográfica dos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; 2001; 2003; 2012; 2014; KLEIMAN, 1995) e nos pressupostos do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN; VOLOCHINOV, [1929] 2009; BAKHTIN, [1934-35/1975] 1988; [1952-53/1979] 2003).

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, L. (2022). Projeto de letramento local e situado: a necessidade de um olhar reflexivo sobre a realidade dos alunos. Educação Online, 17(40), 1–18. https://doi.org/10.36556/eol.v17i40.527
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liliane Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade do Norte do Paraná (Unopar)

  Titulação: Doutora em estudos da linguagem   Função: Docente na Universidade do Norte do Paraná (Unopar/SEED)   Área de pesquisa: ensino de língua portuguesa, letramento do professor e Interacionismo sociodiscursivo

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.