Adoção e uso continuado de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior - uma análise de fatores determinantes

Conteúdo do artigo principal

Sofia Batista
Neuza Pedro

Resumo

Este estudo se encontra enquadrado pelo domínio de especialidade de tecnologias da informação e comunicação na educação e tem como propósito identificar fatores determinantes no processo de adoção e uso continuado de ambientes virtuais de aprendizagem pelos professores, no ensino superior, em Portugal. O estudo seguiu uma abordagem integradora de dois modelos teóricos explicativos do processo de adoção da tecnologia - Teoria de Difusão da Inovação e o Modelo de Aceitação de Tecnologia. A partir deles, foram colocadas sob análise as atitudes dos professores, distinguindo-se dois grupos: ‘utilizadores’ e ‘potenciais utilizadores’ da plataforma MOODLE. Considerando a natureza dos objetivos, este estudo assumiu uma abordagem metodológica quantitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários a 111 professores universitários. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas entre os grupos, sugerindo a necessidade da criação de estratégias diferenciadas, de acordo com o perfil de utilização dos professores.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Batista, S., & Pedro, N. (2017). Adoção e uso continuado de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior - uma análise de fatores determinantes. Educação Online, (26), 1–22. https://doi.org/10.36556/eol.v0i26.356
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.