Prática docente: saberes necessários para o ensino de probabilidade matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo trata, em linhas gerais, das concepções de autores, como Cunha (2007); Silva (1997); Tardif (2002); Morin (2011); e outros, sobre a prática docente, no que tange aos saberes, competências e habilidades circundantes e norteadoras do campo de ensino, sobretudo o da educação matemática. Para tanto, busca-se uma reflexão acerca dos diversos olhares teóricos que enfocam a escola como “termômetro” das situações didáticas de aprendizagem, que, supostamente, propiciam a construção do ser cidadão, o que, por sua vez, perpassa a fundamentação teórica que orienta os processos educacionais auferidos pelos docentes naquele espaço. O estudo apresenta ainda uma perspectiva educativa de como lecionar, de forma contextualizada, a probabilidade matemática em sala de aula.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.