Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Maíra Mamede
Rodnei Pereira
Isa Daniele Mariano de Souza Sá

Resumo

O Dossiê “Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19" apresenta nove artigos elaborados a partir da pesquisa Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os trabalhos apresentam os impactos da pandemia em contextos diversos do Brasil, Chile e da França. Mostram que os países e os estados brasileiros se organizaram de forma diferenciada com visões distintas sobre a garantia do direito à educação, mas em todos os estudos, a pandemia intensificou as desigualdades educacionais e seus efeitos ainda persistem. Os artigos mostram caminhos que podem ser observados para o enfrentamento de novas pandemias ou futuras crises similares que venham a ocorrer, destacando a importância da colaboração entre os agentes implementadores da política educacional e o cuidado com a comunidade escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, M. do C. M. T., Mamede, M., Pereira, R., & Daniele Mariano de Souza Sá, I. (2025). Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19 . Educação On-Line, 20(48), e252024FSP01. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2120
Seção
Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19
Biografia do Autor

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); Fundação Escola de sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Titulação: graduação em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1985);  mestrado em administração pública e governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993); doutorado em administração pública e governo pela Fundação Getúlio Vargas (2017).

Função atual: professora da pós-graduação em educação e do mestrado profissional em formação de gestores educacionais da Universidade de São Paulo (Unicid); professora da pós-graduação em gestão pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp);  professora credenciada da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo; membro da Rede de Estudos de Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe); coordenadora da pesquisa Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19, apoiada pela Fapesp (proc. 2021/08719-0); membro do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão, de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).

Área de pesquisa: políticas públicas, campo de públicas, educação, ciclo de políticas públicas, consórcio intermunicipal e transição de governo. 

Maíra Mamede, Université Paris-Est Créteil. Paris, França

Titulação: graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2002); mestrado em ciências da educação e da formação - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (2006); mestrado em educação pela Universidade de Brasília (2005); doutorado  em ciências da educação - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (2011).

Função atual:  maître de conférences - Université Paris-Est Créteil.

Área de pesquisa:  formaçâo docente, educação pública, políticas públicas, formação docente e trabalho docente.

Rodnei Pereira, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); Fundação Carlos Chagas (FCC)

Titulação: doutorado em educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP; licenciatura em pedagogia, letras e filosofia.

Função atual: pesquisador na Fundação Carlos Chagas; professor na Universidade Cidade de São Paulo, atuando na pós-graduação stricto sensu.

Área de pesquisa: implementação de políticas educacionais, formação docente, gestão escolar, coordenação pedagógica, indução profissional, liderança escolar, pesquisa-formação, direitos humanos, educação antirracista.

Isa Daniele Mariano de Souza Sá, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Titulação: graduação em direito pela Universidade de Taubaté (Unitau); mestre em educação pela Unicid;  doutoranda em educação, na linha de Políticas Públicas , pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Função atual: pesquisadora no Grupo de Pesquisa Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades (Gepid); membro da Rede de Estudos de Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe).

Área de pesquisa:  implementação de políticas educacionais com ênfase em educação das relações étnico-raciais. 

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.