Olhares cruzados sobre impactos do ensino remoto imposto pela pandemia de Covid-19
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Resumo
O artigo se centra nos impactos do ensino a distância imposto pela pandemia de Covid-19 (2020-2023), recorrendo a narrativas de experiências vividas, com o intuito de compreender percepções diversas em diálogo: a de professores(as) do ensino superior, a de educadoras da infância em formação continuada e a de crianças entre 10 e 11 anos de idade em transição para o ensino fundamental I. Como metodologia, optou-se por videocasts, grupos reflexivos e rodas de conversa. As análises permitem depreender como temáticas centrais, para docentes do ensino superior, os desafios tecnológicos e emocionais na adaptação ao ensino a distância; para as professoras em formação, a importância da interação entre pares; e, para as crianças, os impactos do distanciamento social. Esses pontos de vista cruzados sobre as experiências vividas ampliam a compreensão de fenômenos sociais, educativos e interacionais a serem considerados pelas políticas educacionais em tempos de crise.
Abstract
The article focuses on the impacts of distance learning imposed by the COVID-19 pandemic (2020–2023), drawing on narratives of lived experiences to understand diverse perspectives in dialogue: those of higher education professors, early childhood educators in continuing education, and children aged 10 to 11 transitioning to Elementary School. The chosen methodology includes videocasts, reflective groups, and discussion circles. The analyses highlight key themes: for higher education faculty, the technological and emotional challenges of adapting to distance learning; for teachers in training, the importance of peer interaction; and for children, the impacts of social distancing. These intersecting perspectives on lived experiences expand the understanding of social, educational, and interactional phenomena that should be considered in educational policies during times of crisis.
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