Olhares cruzados sobre impactos do ensino remoto imposto pela pandemia de Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Maria da Conceição Passeggi
Vagner Novaes Tranche
Ana Maura Tavares dos Anjos
Gabriela de Castro Loech Amorim

Resumo

O artigo se centra nos impactos do ensino a distância imposto pela pandemia de Covid-19 (2020-2023), recorrendo a narrativas de experiências vividas, com o intuito de compreender percepções diversas em diálogo: a de professores(as) do ensino superior, a de educadoras da infância em formação continuada e a de crianças entre 10 e 11 anos de idade em transição para o ensino fundamental I. Como metodologia, optou-se por videocasts, grupos reflexivos e rodas de conversa. As análises permitem depreender como temáticas centrais, para docentes do ensino superior, os desafios tecnológicos e emocionais na adaptação ao ensino a distância; para as professoras em formação, a importância da interação entre pares; e, para as crianças, os impactos do distanciamento social. Esses pontos de vista cruzados sobre as experiências vividas ampliam a compreensão de fenômenos sociais, educativos e interacionais a serem considerados pelas políticas educacionais em tempos de crise.


Abstract


The article focuses on the impacts of distance learning imposed by the COVID-19 pandemic (2020–2023), drawing on narratives of lived experiences to understand diverse perspectives in dialogue: those of higher education professors, early childhood educators in continuing education, and children aged 10 to 11 transitioning to Elementary School. The chosen methodology includes videocasts, reflective groups, and discussion circles. The analyses highlight key themes: for higher education faculty, the technological and emotional challenges of adapting to distance learning; for teachers in training, the importance of peer interaction; and for children, the impacts of social distancing. These intersecting perspectives on lived experiences expand the understanding of social, educational, and interactional phenomena that should be considered in educational policies during times of crisis.

Detalhes do artigo

Como Citar
Passeggi, M. da C., Tranche, V. N., Anjos, A. M. T. dos, & Amorim , G. de C. L. (2025). Olhares cruzados sobre impactos do ensino remoto imposto pela pandemia de Covid-19. Educação On-Line, 20(48), e252048FSP07. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2023
Seção
Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19
Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Cidade de São Paulo

Titulação: pós-doutorado em fundamentos da educação (Capes-BEX); doutorado em linguística geral pela Université Paul Valéry (Montpellier 3) 

Função atual: bolsista de produtividade em pesquisa CNPq (Pq1-D); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  

Área de pesquisa:  narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de pesquisa-formação.  http://lattes.cnpq.br/5015707256397317

Vagner Novaes Tranche, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Titulação: doutorando em educação (Unicid); mestre em comunicação - Faculdade Cásper Líbero (2008),  especialização em marketing e comunicação (2003) pela mesma instituição;  graduação em comunicação social – relações públicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (1999);  e técnico em publicidade pela Escola Oswaldo Catalano (1995).

Função atual: professor e coordenador dos cursos de publicidade e propaganda, relações públicas e rádio, TV e internet da Universidade Cruzeiro do Sul. http://lattes.cnpq.br/6270427359831571

 

Ana Maura Tavares dos Anjos, Universidade do Estado do Ceará (Uece)

Titulação: graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; especializações em psicopedagogia clínica e institucional, em gestão escolar e neuropsicopedagogia; mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.; doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Função atual: professora adjunta do curso de pedagogia do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará; coordenadora do Grupo de Estudos em Aprendizagens, Linguagens, Educação Infantil e Formação - Gealef/Fecisc.

Área de pesquisa: narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de formação; educação infantil; desenvolvimento infantil e aprendizagem, formação de professores, alfabetização e letramento e literatura infantil.  http://lattes.cnpq.br/8192636401698377

Gabriela de Castro Loech Amorim , Secretaria de Educação de Taubaté

Titulação: doutorado em educação pela Universidade Cidade de São Paulo, Unicid; mestrado em educação profissional pela Umitau (2020).

Função atual: supervisora de ensino na Prefeitura Municipal de Taubaté-SP; participante do Grupo de Pesquisa - Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19. Fapesp – Processo 2021/08719-0. http://lattes.cnpq.br/2435009863278676

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.