O papel do professor das licenciaturas na formação docente no contexto do direito à educação para todos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Proponho com este trabalho incitar uma reflexão sobre o papel do professor de ensino superior que atua na formação de docentes para a educação básica e relacioná-la com o direito à educação para todos. Discute-se o papel da universidade do século XXI, no que
diz respeito a sua responsabilidade com a construção de uma escola democrática e que garanta a igualdade de condições de acesso e permanência aos educandos, em todas as etapas da educação, especialmente a educação superior. No âmbito da prática, incluem-se reflexões e evidências de pesquisas sobre o ensino superior nas licenciaturas, bem como a análise referente a algumas áreas de conhecimento de formação para as licenciaturas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.