A criança com Transtorno do Espectro Autista e a aprendizagem por meio do brincar heurístico

Conteúdo do artigo principal

Caroline sos Santos Evangelista
Andreia Mendes dos Santos
Sandra Canal

Resumo

Este artigo aborda a importância do brincar heurístico na aprendizagem de crianças dentro do espectro autista. Destacam-se os benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e motor, enfatizando a valorização da individualidade e o respeito às particularidades. Tem como objetivo identificar os benefícios para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), inserida em uma escola Reggio Emília, por meio do brincar heurístico. A pesquisa, de natureza básica e qualitativa, foi conduzida por meio da revisão de literatura, com base em diversas fontes bibliográficas, buscando contribuir para a geração de novos conhecimentos no campo educacional. Como resultado, observou-se que o brincar heurístico se apresenta como uma ferramenta inovadora no processo de desenvolvimento infantil. Dado que crianças com TEA podem ter um estilo de brincar não convencional, cabe à escola promover a participação desses indivíduos em atividades lúdicas, visando ao seu desenvolvimento integral e valorizando suas características singulares.


Abstract


This article discusses the importance of heuristic play in the learning of children on the autism spectrum, highlighting the benefits for cognitive, social, and motor development. It emphasizes the appreciation of individuality and respect for particularities. It aims to identify the benefits for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a Reggio Emilia school, through heuristic play. The research, of a basic and qualitative nature, was conducted through a literature review based on various bibliographic sources, seeking to contribute to the generation of new knowledge in the educational field. As a result, it was observed that heuristic play is an innovative tool in child development process. Given that ASD children may have an unconventional playing style, it is up to the school to promote the participation of these individuals in playful activities, aiming for their integral development and valuing their unique characteristics.

Detalhes do artigo

Como Citar
sos Santos Evangelista, C., Mendes dos Santos, A., & Canal, S. (2024). A criança com Transtorno do Espectro Autista e a aprendizagem por meio do brincar heurístico. Educação Online, 19(47), e24194703. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1639
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Caroline sos Santos Evangelista, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Titulação: graduação em curso normal de magistério; graduação em pedagogia pela PUCRS; pós-graduanda em neuropsicopedagogia e ABA Análise do comportamento aplicada, pelo instituto Líbano.

Função atual: professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Viamão.

Área de pesquisa: educação infantil

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Titulação: graduação em psicologia; mestre e doutora em serviço social (PUCRS)

Função atual: professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Ppgedu) e Sociologia e Ciências Políticas (Ppgscp), na graduação em pedagogia e demais licenciaturas e na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, no curso de graduação em psicologia; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e dos grupos de pesquisa "Questões Sociais na Escola" e "Psicologia e Educação"; coordenadora do Laboratório das Infâncias LabInf; coordenadora dos cursos latu senso educação inclusiva e atendimento educacional especializado, neurociências, educação e desenvolvimento infantil e psicologia escolar e educacional; editora da Revista Educação. Bolsista Produtividade CNPq (nível 2, 2024 -2027); representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista.

Área de pesquisa: infâncias, psicologia e educação, desenvolvimento infantil e escola

Sandra Canal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Titulação: graduação em pedagogia (Funpac) e artes visuais (Ufes); especialização em educação infantil e educação especial/inclusiva; .mestra em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); doutoranda em educação (PUCRS), na linha pessoa e educação.

Função atual: docente no Centro Universitário Faveni (Unifaveni), Guarulhos/SP

Área de pesquisa: educação inclusiva -  deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista ( TEA), paralisia cerebral e altas habilidades/superdotação

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.