Vivências dos jovens militantes LGBTQIA+ em face às manifestações homofóbicas presentes no convívio escolar em Igarapé-Miri, Pará
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as vivências de jovens militantes LGBTQIA+ no processo de escolarização, em face às manifestações homofóbicas presentes no convívio social e escolar em Igarapé-Miri, Pará, Brasil. A abordagem metodológica adotada é a qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a 04 (quatro) militantes LGBTQIA+, que já concluíram a educação básica e participaram dos primeiros movimentos para concretizar a militância em Igarapé-Miri. Os resultados apontam o preconceito e a homofobia como problemas que excluem os jovens da perspectiva da sociedade, já que muitas práticas agressivas ocorridas dentro e fora das escolas são oriundas da falta de respeito às diferenças. Isso envolve as diferentes culturas, aprendizados e valores. Nesse sentido, torna-se relevante a escola ter um currículo amplo, voltado para as várias dimensões sociais, possibilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, independentemente da sua capacidade de concentração, orientação sexual, raça e condição econômica.
Abstract
This article aims to analyze the experiences of young LGBTQIA+ activists in the schooling process in face of homophobic manifestations in social and school life in Igarapé-Miri, Pará, Brazil. We adopted qualitative methodological approach, with semi-structured interviews. The participants were 04 (four) LGBTQIA+ activists who have already completed basic education and participated in the first movements to implement militancy in Igarapé-Miri. The results point to prejudice and homophobia as problems that exclude young people, since many aggressive practices occur inside and outside schools and come from a lack of respect for differences, which involves different cultures, learning and values. In this sense, it is important for schools to have a broad curriculum, focused on the various social dimensions, enabling the formation of critical and reflective citizens regardless their ability to concentrate, sexual orientation, race and economic condition.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.