Educação em saúde entre universitários: unindo teoria e prática

Conteúdo do artigo principal

Ludimila Raupp
Ana Cristal M. Barroso
Andressa Cinandes Marino Fraga
Diene Miguel Ribeiro
Giselle Silva dos Santos
Henrique Santos Magalhães
Maria Paula Vasconcelos Mesquita
Maria Thereza Rodrigues Silva

Resumo

O artigo relata uma experiência pedagógica vivenciada por alunos universitários na disciplina de educação em saúde. Inicialmente, eles foram apresentados às teorias relacionadas ao processo de educação em saúde, que visa a capacitar os indivíduos de forma participativa e emancipatória para melhorar a qualidade de vida e promover mudanças comportamentais positivas. Posteriormente, os alunos foram convidados a se tornarem sujeitos da pesquisa, utilizando a temática "saúde dos universitários" como contexto para aplicar a teoria aprendida em sala de aula. O artigo, produzido como produto avaliativo final da disciplina, consiste em uma reflexão pedagógica sobre todo o processo teórico e prático vivenciado pelos alunos. Assim, em sala de aula, foram imersos na teoria da educação em saúde, com ênfase na educação emancipatória e participativa, preparando-os para compreender, questionar e transformar sua realidade e prática profissional.


Abstract


The article reports on a pedagogical experience undergone by university students in the health education subject. Initially, they were introduced to theories related to the health education process, which aims to empower individuals in a participatory and emancipatory way to improve quality of life and promote positive behavioral changes. Subsequently, students were invited to become subjects of the research, using the theme 'university students' health' as a context for applying the theory learned in classroom. The article, produced as final evaluative product of the discipline, consists of a pedagogical reflection on the entire theoretical and practical process experienced by the students. Thus, in the classroom, they were immersed in health education theory with an emphasis on emancipatory and participatory education, preparing them to understand, question, and transform their reality and professional practice.

Detalhes do artigo

Como Citar
Raupp, L., de Melo Barroso, A. C., Cinandes Marino Fraga, A., Miguel Ribeiro, D., Silva dos Santos, G., Santos Magalhães, H., … Rodrigues Silva , M. T. (2024). Educação em saúde entre universitários: unindo teoria e prática. Educação Online, 19(46), e24194613. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1552
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ludimila Raupp, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: bióloga; doutora em epidemiologia em saúde pública

Função atual: professora do Depto de Biologia da PUC-Rio

Área de pesquisa: educação em saúde, saúde ambiental, demografia e saúde das populações indígenas

Ana Cristal M. Barroso, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: pedagoga (PUC-Rio); mestranda em educação (UFRJ)

Função atual: coordenadora adjunta do Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias (NAPC/PUC-Rio)

Área de pesquisa: formação docente, linguagem e subjetividade

Andressa Cinandes Marino Fraga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: bióloga (PUC-Rio) 

Área de pesquisa: educação de ciências e biologia  

Diene Miguel Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: bióloga (PUC-Rio)

Função atual: mediadora do ciência móvel (Fiocruz)

Área de pesquisa: diagnóstico de microplásticos em ecossistemas marinhos

Giselle Silva dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: graduanda de licenciatura em ciências biológicas (PUC-Rio)

Área de pesquisa: educação de ciências e biologia 

Henrique Santos Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: graduando de licenciatura em ciências biológicas (PUC-Rio)

Área de pesquisa: educação de ciências e biologia  

Maria Paula Vasconcelos Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: graduanda de licenciatura em ciências biológicas (PUC-Rio)

Área de pesquisa: educação de ciências e biologia 

Maria Thereza Rodrigues Silva , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: graduanda de licenciatura em ciências biológicas (PUC-Rio)

Área de pesquisa: educação de ciências e biologia 

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.