Ensino de primeiros socorros sobre fraturas: experiência dos acadêmicos de fisioterapia com um grupo de escoteiros
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os primeiros socorros são medidas que devem ser tomadas rapidamente, em caso de acidentes ou incidentes, até a chegada de ajuda profissional especializada. No Brasil, têm crescido as taxas de óbitos da população de crianças e adolescentes devido a causas externas. Este estudo visa a demonstrar o nível de conhecimento dos escoteiros sobre primeiros socorros em vítimas de fraturas, antes e após uma atividade educativa. Participaram do estudo adolescentes, de 10 a 14 anos, pertencentes a um grupo de escoteiros. Foram aplicados questionários com questões objetivas, após a atividade realizada. Observou-se um aumento no número de acertos no pós-teste, principalmente, nas questões que abordavam o procedimento em casos de fraturas (P < 0,01) e na imobilização da região afetada (P = 0,03). O uso de atividade educativa de caráter lúdico proporcionou aumento do conhecimento em saúde sobre primeiros socorros no grupo de adolescentes.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.