Ensino de primeiros socorros sobre fraturas: experiência dos acadêmicos de fisioterapia com um grupo de escoteiros

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Luana Bandeira de Mello Amaral
Raíssa Grazielle de Oliveira Dantas
Antônio Éder Albuquerque Teixeira
Mayara Paz Albino Santos
Thiago Brasileiro Vasconcelos
Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumo

Os primeiros socorros são medidas que devem ser tomadas rapidamente, em caso de acidentes ou incidentes, até a chegada de ajuda profissional especializada. No Brasil, têm crescido as taxas de óbitos da população de crianças e adolescentes devido a causas externas. Este estudo visa a demonstrar o nível de conhecimento dos escoteiros sobre primeiros socorros em vítimas de fraturas, antes e após uma atividade educativa. Participaram do estudo adolescentes, de 10 a 14 anos, pertencentes a um grupo de escoteiros. Foram aplicados questionários com questões objetivas, após a atividade realizada. Observou-se um aumento no número de acertos no pós-teste, principalmente, nas questões que abordavam o procedimento em casos de fraturas (P < 0,01) e na imobilização da região afetada (P = 0,03). O uso de atividade educativa de caráter lúdico proporcionou aumento do conhecimento em saúde sobre primeiros socorros no grupo de adolescentes.


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Como Citar
Amaral, L. B. de M., Dantas, R. G. de O., Teixeira, A. Éder A., Santos, M. P. A., Vasconcelos, T. B., & Macena, R. H. M. (2015). Ensino de primeiros socorros sobre fraturas: experiência dos acadêmicos de fisioterapia com um grupo de escoteiros. Educação Online, (19), 100–112. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.184
Seção
Artigos