Autovaloração de competências genéricas desenvolvidas em cursos de graduação interdisciplinares

Conteúdo do artigo principal

Carlos Eduardo da Silva Fontoura
Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro

Resumo

Consideradas como atributos para bom desempenho na vida profissional, as competências genéricas se relacionam a conhecimentos, habilidades e atitudes, também desenvolvidas durante a universidade. O estudo buscou descrever autovalorações do desenvolvimento dessas competências e de sua importância para o trabalho, feitas por 499 egressos de cinco cursos de graduação de modelo interdisciplinar, de uma universidade pública brasileira, formados entre 2015 e 2019. Respostas on-line para a Escala de Competências Genéricas de Egressos foram analisadas por estatística descritiva. As competências “capacidade de trabalhar em equipe” e “comprometimento ético” obtiveram as maiores médias de bom desenvolvimento. Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas e projetos educacionais no ensino superior, com ênfase em competências genéricas.


Abstract


Considered as attributes for good performance in professional life, generic competences are related to knowledge, skills, and attitudes, also developed during higher education. The study aimed to describe self-assessments related to the development of these skills and their importance for work. The participants were 499 graduates from a Brazilian public university in five undergraduate courses with an interdisciplinary model. They were graduated between 2015 and 2019. We analyzed online responses using descriptive statistics to the Scale of Generic Competences for Graduates. The skills “ability to work in a team” and “ethical commitment” obtained the highest averages of good development. This research aims to contribute to the development and improvement of educational policies and projects in higher education, with emphasis on generic competences.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Fontoura, C. E., & Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, N. (2023). Autovaloração de competências genéricas desenvolvidas em cursos de graduação interdisciplinares. Educação Online, 18(44), e18234405. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1483
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Silva Fontoura, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Titulação: graduação em letras (língua inglesa), pela Universidade Católica de Santos (Unisantos); bacharelado em ciência da computação pela Universidade Santa Cecilia (Unisanta); especialização em educação e saúde, pela Unifesp; mestre em ensino pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (Cedess) da Unifesp; doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Função atual: psicopedagogo e mediador em P.E.I. (Programa de Enriquecimento Instrumental/ISRAEL) nível I e II; técnico em assuntos educacionais do campus Baixada Santista da Unifesp; professor de educação básica (inglês) na Prefeitura Municipal de Santos; membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Cibercultura da Escola de Educação da Unifesp/Guarulhos; pesquisador no Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano ( LADH /Unifesp)

Área de pesquisa: competências genéricas de egressos

Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, Universidade Federal de São Paulo

Titulação: graduação em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (1973-1977); mestrado em psicologia social (1977-1984) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); doutorado (1994-1999) e pós-doutorado (2001-2003) em psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP); Livre Docência em saúde e desenvolvimento humano - interações ambientais (2021), pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Função atual: professora associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (Unifesp-BS); coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e desenvolvimento Humano (LADH/Unifesp-BS); pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (Lista);  orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar; coordenadora do Grupo de Trabalho "Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (Anpepp); presidente do Conselho Técnico do Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep- Santos); coordenadora do Convênio da Unifesp com a Universidade da Corunha.

Área de pesquisa:  psicologia positiva e da teoria ecológica do desenvolvimento humano, estudantes universitários, funcionamento adaptativo e problemas psicológicos, adoecimento crônico, competências profissionais genéricas e percepção ambiental e de biodiversidade.  

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