A integração das tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Maríndia Mattos Morisso

Resumo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo, investigar as contribuições da integração das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, buscamos articular à essa problemática, o conceito de Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP). O estudo foi desenvolvido durante o estágio supervisionado de uma acadêmica do curso de pedagogia, seguindo os princípios metodológicos da pesquisa-ação. Os resultados apontaram o quanto a experiência pode ser positiva para os alunos e, ao mesmo tempo, desafiadora para os docentes. Mesmo assim, concluiu-se que o processo de ensino-aprendizagem produziu resultados positivos devido à FTP. O planejamento de todas as atividades mediadas pelas tecnologias digitais, buscando atender às necessidades dos alunos justifica essa afirmação. A FTP está em constante evolução e sempre será exigida a cada nova experiência.


Abstract


This article aims to investigate the contributions of integration of technologies to the teaching-learning process in the early years of elementary school. In this way, we seek to articulate this problem with the concept of Technological-Pedagogical Fluency (TPF). The study was developed during the supervised internship of a pedagogy student in the early years of elementary school following the methodological principles of action research. The results showed how positive the experience can be for students and challenging for teachers. Even so, it was concluded that the teaching-learning process produced positive results due to TPF. The planning of all activities mediated by digital technologies seeking to meet the needs of students justifies this statement. TPF is constantly evolving and will always be required with each new experience.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mattos Morisso, M. (2023). A integração das tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Educação Online, 18(43), e23184306. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1445
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maríndia Mattos Morisso, Universidade Federal de Santa Maria

Titulação: doutora (2022) e mestra (2017) em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); licenciada em educação física (2015) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e Pedagogia (2022) pela UFSM.

Função atual: professora de educação física nos anos iniciais da rede municipal de ensino de Ijuí; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (Gepeter) da UFSM.

Área de pesquisa: integração de tecnologias na educação básica e Recursos Educacionais Abertos (REA), produção de materiais didáticos, políticas públicas educacionais

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.