Os desafios pedagógicos da Escola Ribeirinha Rio Bispo-Capitão, em Mazagão-AP, no contexto da pandemia de Covid-19
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Resumo
O presente estudo descreve as práticas educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Bispo-Capitão, localizada numa comunidade ribeirinha pertencente ao município de Mazagão-AP. Objetivou-se investigar os desafios pedagógicos enfrentados por professores e estudantes ao longo do segundo semestre letivo de 2021, no contexto de emergência sanitária da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica, documental e de campo. Realizaram-se também entrevistas semiestruturadas e observações empíricas em campo. Os resultados revelaram as inúmeras dificuldades de professores e alunos ante uma realidade de escassez de recursos materiais e de alternativas pedagógicas, capazes de assegurar a mínima interação dos educandos com a escola, durante o crítico período de suspensão das aulas presenciais. O estudo ainda revelou que a realidade da escola ribeirinha é, sob vários aspectos, bem diferente da escola urbana, muito embora adote um currículo e práticas pedagógicas típicas da escola urbana.
Abstract
The present study describes the educational practices developed at the Rio Bispo-Capitão Municipal Elementary School, located in a riverside community belonging to the municipality of Mazagão-AP. It aims to investigate the pedagogical challenges faced by teachers and students throughout the second academic semester of 2021, in the context of the health emergency of the Covid-19 pandemic. This is an exploratory qualitative bibliographical, documentary and field research. Semi-structured interviews and empirical observations in the field were also carried out. The results revealed the countless difficulties faced by teachers and students in the face of a scarcity of material resources and pedagogical alternatives to ensure minimal interaction between students and school when face-to-face classes were suspended. The study also revealed that the reality of riverside schools is, in many ways, very different from urban schools, even though they adopt a curriculum and pedagogical practices typical of urban schools.
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