Formação continuada dos gestores escolares para o uso das tecnologias da informação e comunicação: uma revisão sistemática da literatura

Conteúdo do artigo principal

Mateus de Lima Brito
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Resumo

Este artigo busca analisar trabalhos que tratam sobre a formação continuada dos gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs no âmbito da escola. Para tanto, foi empregada uma revisão sistemática de literatura, na qual, após considerar os critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 12 trabalhos relacionados ao tema. Como resultado, constatou-se que ainda existe uma baixa quantidade de pesquisas que associam o uso das TICs com a formação continuada dos gestores escolares. Verificou-se também carência de políticas públicas nessa área, formação inicial que envolva tecnologias e se demonstrou a importância do papel do gestor escolar em promover o uso das TICs nos processos administrativos e pedagógicos. Embora existam lacunas de investigação sobre essa temática, deseja-se para os trabalhos futuros um aprofundamento sobre o assunto devido à relevância do tema para a inovação da gestão escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Lima Brito, M., & Lima Vasconcelos, F. H. (2022). Formação continuada dos gestores escolares para o uso das tecnologias da informação e comunicação: uma revisão sistemática da literatura. Educação Online, 17(41), 144–163. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1333
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará

Titulação: mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Ppgte); especialista em gestão pedagógica da escola básica e psicologia organizacional do trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (Uece);  especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Estácio do Ceará; graduado em pedagogia;  e

Função atual: integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC); servidor técnico administrativo da UFC.

Área de pesquisa: gestão e políticas em tecnologia educacional.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Titulação: doutor em avaliação da efetividade e do desempenho da aprendizagem com análise multidimensional e multilinear, em engenharia de teleinformática, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Função atual: Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC); secretário de Educação do município de Sobral-Ce.

Área de pesquisa: tecnologias educacionais

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.