Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a Educação a Distância

Conteúdo do artigo principal

Jacqueline Mayumi Akazaki
Nina Mapelli
Débora Luiza da Silva
Leticia Rocha Machado
Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
Patricia Alejandra Behar

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências, foram criadas 40 EP, com a finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line. O público-alvo foram 37 professores e tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP, divididas nas cinco competências socioafetivas.


Abstract


This article aims to develop Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of students' socio-affective competences in Distance Education (DE). We adopted five socio-affective competences: openness, self-management, empathy, engagement, and resilience. Thus, from the analysis of these competences, 40 PS were created, with the objective of helping teachers to build them with their students in DE. We adopted a qualitative methodology based on an interpretive approach. The data collection instrument was a questionnaire made available online. The target audience was 37 teachers and tutors specialized in DE, who responded and pointed out changes in the PS. The results enabled the development of a framework with 51 PS divided into five socio-affective competencies.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Akazaki, J. M., Mapelli, N., Luiza da Silva, D., Rocha Machado, L., Rossetti Madureira Ferreira, G., & Alejandra Behar, P. (2023). Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a Educação a Distância. Educação Online, 18(42), e231805. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1279
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: graduada em sistemas de informação e licenciatura em computação (niversidade Estadual do Norte do Paraná - Uenp); mestra em ciência da computação (Universidade Federal do ABC - Ufabc); doutoranda em informática na educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs).   Função atual: estudante de doutorado em informática na educação (UFfrgs)   Área de pesquisa: Educação a Distância, learning analytics, interação social e afetividade em ambientes virtuais de aprendizagem.

Nina Mapelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: mestra em diversidade cultural e inclusão social - Universidade Feevale   Função atual: coordenadora da Unidade Central de Controle Interno no município de Três Coroas; aluna especial no Programa de Pós-graduação em Educação (Ppgedu) da Ufrgs.    Área de pesquisa: informática na educação

Débora Luiza da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: licenciada em letras (português/literatura); especialista em Educação a Distância; mestranda em educação.   Função atual: professora de língua portuguesa e literatura na EJA EaD do Sesi/RS   Área de pesquisa: tecnologias digitais

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: doutorado em informática na educação; doutorado em educação   Função atual: docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul   Área de pesquisa: competências digitais; inclusão digital de idosos; cultura maker; Educação a Distância  

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: doutora em ciência da computação    Função atual: professora titular da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós Graduação em Educação e Informática na Educação    Área de pesquisa: tecnologias digitais na educação e Educação a Distância. 

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.