Os encantos da leitura em uma instituição socioeducativa de internação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar a análise da vivência do estímulo à prática da leitura realizada com adolescentes privados de liberdade. Trata-se de um relato de experiência, a partir da observação participante da prática de leitura dos adolescentes de uma instituição socioeducativa de internação, localizada no Triângulo Mineiro. Utilizou-se, para coleta e registro das informações, um diário de campo. Os dados revelaram: crescente aumento no hábito da leitura, consolidação da rotina de leitura, envolvimento familiar, desejo de possuir livro próprio, trocas de livros entre os adolescentes, feedback das leituras e contato com diferentes obras literárias e não literárias. A partir do estudo proposto, defende-se a prática da leitura como um dos caminhos possíveis para a emancipação humana e superação da condição de exclusão e marginalização a que estão sujeitos os adolescentes privados de liberdade.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.