Ensino da produção textual como movimento formativo processual no contexto do ensino médio
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Resumo
Este artigo parte de uma tese cujo estudo foca as percepções das professoras participantes. Considera-se o ensino da produção textual como movimento gradativo e processual, perpassando o contexto do ensino médio. Os dados decorrem de um processo de pesquisa vivenciado em uma escola estadual do estado do Rio Grande do Sul, com base na questão: “Quais as principais percepções dos participantes da pesquisa sobre características, desafios e possibilidades do ensino, que marcam a prática de produção textual, coletivamente vivenciada na escola?”. A pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu aplicação de questionário e construção de diário de bordo. Os resultados referendam a aposta na formação docente continuada como condição para promover processos de ensino que potencializem o pleno desenvolvimento humano. Também permitem afirmar que o ensino da produção textual é um processo gradativo e sinaliza que, quando professor e estudante analisam e reconstroem em conjunto os textos, retomam e expandem ciclos de aprendizagem e desenvolvimento, na imbricação entre áreas, conhecimentos linguísticos e formas como isso se faz presente na enunciação e produção do texto.
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