Uma revisão bibliográfica sobre a relação sociedade da informação, tecnologia e ensino de ciências

Conteúdo do artigo principal

Julia Santos Pinto de Sousa
André Luis Corrêa

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), têm sido inseridas cada vez mais no ambiente escolar como parte do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar os trabalhos publicados nos anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (Educon) sobre a relação entre as tecnologias e o ensino de ciências, considerando o período compreendido entre 2014-2020, por meio da busca pela palavras-chave: biologia, ciência, física, química, mídia, tecnologia, tecnológica e TIC. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Foram analisados 31 trabalhos, e os resultados apontam uma baixa frequência desse tema em eventos científicos. Além disso, a disciplina ciências da natureza é a que mais possui trabalhos, e a análise das categorias inferidas promovem uma reflexão sobre a tecnologia, ensino de ciências e sociedade da informação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos Pinto de Sousa, J., & Luis Corrêa , A. . (2022). Uma revisão bibliográfica sobre a relação sociedade da informação, tecnologia e ensino de ciências. Educação Online, 17(40), 121–141. https://doi.org/10.36556/eol.v17i40.1115
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Julia Santos Pinto de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Titulação: especialização em metodologia do ensino de ciências    Função atual: pesquisadora   Área de pesquisa: educação inclusiva  

André Luis Corrêa , Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Titulação: doutor em ensino de ciências   Função atual: professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)   Área de pesquisa: ensino de ciências e biologia

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.