Doenças não transmissíveis, livro didático e o ensino de citologia
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Resumo
O objetivo do trabalho foi realizar análise qualiquantitativa de livros de biologia do Programa Nacional do Livro Didático, levantando as informações sobre doenças não transmissíveis e identificando se eles proporcionam aos discentes conhecimentos em relação à promoção da saúde, envolvendo temáticas que correlacionem metabolismo, doença e disfunções orgânicas. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, observando conceitos, informações atuais, incentivo à investigação crítica e a analogia realizada. Concluiu-se que a maioria dos livros analisados não relacionam o conceito DNTs às patologias listadas, não realizam a analogia das epidemias com o metabolismo celular e o estudo da citologia. Alguns possuem informações atuais e pertinentes, enfatizando os conceitos de nutrição, metabolismo, mutações, fatores externos e doenças relacionadas à citologia. Porém, é fundamental a análise de tais contextos, pois o docente poderá buscar outras fontes de informações, munindo os discentes de informações que melhorem a qualidade de vida e auxiliando-os a identificar as disfunções metabólicas.
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