Quanto custa um aluno do ensino superior? Um estudo na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Conteúdo do artigo principal

José Henrique Matias de Almeida
Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino
Clayton Robson Moreira da Silva

Resumo

Este estudo mensurou o custo por aluno da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada no município de Sobral, estado do Ceará. Para tanto, realizaram-se uma adaptação e aplicação do modelo proposto por Cordeiro e Alves (2016), que mede o custo por aluno pelo método de Custeio Baseado em Atividade (Activity Based Costing – ABC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental. O custo por aluno da UVA foi calculado de acordo com dados referentes ao ano de 2017, tendo como base o número de 9.002 alunos. Os resultados evidenciaram que o custo anual da universidade foi de R$ 66.135.159,21, R$ 7.346,72, por estudante. Ainda se verificou que o centro de custos “salários de professores” representa 76,24% dos custos da universidade, seguido dos centros de custos “manutenção e funcionamento administrativo” (19,42%) e “investimentos em ações de ensino superior” (4,34%).

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, J. H. M. de, Aquino, C. V. M. G., & Silva, C. R. M. da. (2019). Quanto custa um aluno do ensino superior? Um estudo na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Educação Online, 14(30), 93–111. https://doi.org/10.36556/eol.v14i30.505
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Henrique Matias de Almeida, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Efetiva da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.