No processo de desenvolvimento psíquico, o pensamento infantil em especial

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Trabuco Malvestio da Silva

Resumo

Este artigo tem por objetivo explicitar como se dá o desenvolvimento do pensamento infantil, a partir da concepção histórico-cultural. É um estudo bibliográfico, pautado nos pensadores da referida concepção, dentre eles Aléxis N. Leontiev, Alexander R. Luria, Lev S. Vygotsky e S. L. Rubinstein. Em um primeiro momento, destaca-se que o pensamento, assim como as demais funções que compõem o psiquismo humano, não é inato nem naturalmente moldado pelo meio. Constitui-se, isso sim, com base na mediação social, nas profundas articulações entre fatores biológicos e culturais. Na sequência, discute-se a relação entre linguagem e pensamento, destacando que, no momento em que a fala socializada e o uso dos signos convergem e são internalizados, surge o pensamento. Por fim, conclui-se que, conforme Vygotsky (1987), a relação entre linguagem e pensamento é o centro de todo o desenvolvimento psicológico. Para entender como se dá esse processo na criança, é necessário adentrar as relações que se estabelecem entre ela, os adultos e os objetos com os quais convive.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. T. M. da. (2017). No processo de desenvolvimento psíquico, o pensamento infantil em especial. Educação Online, (24), 38–50. https://doi.org/10.36556/eol.vi24.276
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosângela Trabuco Malvestio da Silva, Unespar Campus Paranavaí

Pedadgoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR, campus de Paranavaí.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.